A cidade que tem nome de santo, deve a sua história a Torpès, um oficial da corte do Imperador Romano Nero, que se converteu ao cristianismo, contrariando dessa forma, as crenças do Imperador. Foi então decapitado no ano 68 e seu corpo colocado no mar em um pequeno barco na região de Pisa na Itália. Segundo a lenda, o barco e o seu corpo foram encontrados intactos próximos a Grimaud (hoje o Golfe de Saint-Tropez), tornando-se assim mais tarde, o Saint-Tropez, protetor dos pescadores.
O antigo vilage de pescadores do Sul da França, viu o seu estilo tranquilo mudar a partir dos anos 60, quando a atriz Brigitte Bardot se mudou para o local e com ela, levou o seu estilo de vida e muitos amigos famosos para a sua casa a cada verão. As suas pequenas ruas de paralelepípedos foram aos poucos se transformando em alamedas onde grandes grifes de luxo do mundo, restaurantes, hotéis e beach clubs se instalaram, promovendo um dos verões mais chiques e cobiçados do planeta.
Como ícones da cidade, você não pode deixar de tomar um café ou uma taça de rosé no tradicional Sénéquier, com a sua famosa fachada, mesas e cadeiras vermelhas, em frente ao porto da cidade. Não deixe de visitar o Musée de la Gendarmerie, local que serviu de locação para o clássico da comédia francesa do cinema, “Os gendarmes de Saint-Tropez”, com o genial e saudoso Louis de Funès. E claro, a famosa feirinha da Place des Lices no centro da cidade, que acontece o ano todo nos dias de terça e sábado pela manhã: lá você vai encontrar muitos produtos e artesanato locais, além de ter um clima super festivo!
Mais afastada do centro, está a praia de Pampelonne, onde os restaurantes e clubes de praia estão instalados. Ao longo dos seus 4,5 km, você encontra uma vasta opção de locais, dos mais familiares com espaços para crianças aos mais agitados, com DJs o dia todo. Beach clubs como o Bagatelle St. Tropez, Byblos Beach, L’Orangerie, entre outros, são locais muito disputados e ficam lotados no verão. Mas atenção: para se instalar em algum desses restaurantes, é necessário fazer uma reserva com antecedência!
Saint-Tropez sempre na moda
Se existe um lugar que é sinônimo de verão europeu, definitivamente, esse lugar é Saint-Tropez na França! E este ano, algumas grifes de luxo decidiram fazer parte do verão assinando a décor e peças exclusivas de alguns beach clubs da badalada praia de Pampelonne:
– Gucci – Loulou Ramatuelle: a grife italiana é responsável pela decoração do restaurante parisiense do grupo Paris Society, que abre temporariamente a sua versão estival durante a temporada de verão em Saint-Tropez. Entre os diversos pratos a base de peixes e frutos do mar, não deixe de provar o carpaccio de dourado, um clássico do menu!
– Jacquemus – Indie beach: o estilista queridinho dos franceses descolados, assina a decoração do restaurante à beira do mar na praia de Pampelonne. Com um menu inspirado na cozinha mediterrânea e um espaço super charmoso com espreguiçadeiras, entre um petisco e outro, você também pode fazer umas comprinhas na pop-up store da marca, instalada para a temporada;
– Pinel et Pinel – Gigi Ramatuelle: a grife de bolsas de luxo francesa, assina uma coleção exclusiva para a “maison de plage” de um dos melhores restaurantes italianos de Paris. O Gigi, que também faz parte do grupo Paris Society, desembarca em Saint-Tropez a cada verão. O local conta com diversos espaços, entre eles o Bellini Bar, com uma carta bem fresh de cocktails e aperitivos, e as cabanas Ischia e Ponza, com atendimento vip personalizado.
Então, se você quiser aproveitar um tempo no verão europeu, Saint-Tropez é o lugar! Faça as suas malas, pegue as suas dicas com a Chez Lebocq e bon voyage!