Fête de la Musique

Fête de la Musique

Você conhece a história da Fête de la Musique, o grande evento musical que anuncia a chegada do verão no hemisfério norte?

A ideia surgiu em 1976, quando o músico americano Joel Cohen, que na época trabalhava na rádio France Musique, propôs o evento em comemoração ao solstício de verão. A festa foi realizada em Paris e em Toulouse na França. Em 1981, houve um grande show na Place de la Republique em Paris, para festejar a “Festa da Música e da Juventude” e inspirado nesses dois eventos, finalmente em 1982, o então Ministro da Cultura francês, Jack Lang, oficializou a “Fête de la Musique” como o evento de abertura do verão.

As celebrações, shows, apresentações e concertos, acontecem em ruas, parques, espaços de eventos, bares e restaurantes de toda a França, a maioria deles de forma gratuita. Com o apoio do Ministério da Cultura, a festa permite a cada ano, a organização de mais de 18.000 apresentações, com músicos e grupos profissionais e amadores, reunindo mais de 10 milhões de espectadores. E isso, apenas na França!

Em 2011, a festa tomou proporções internacionais: mais de 100 países em todo o mundo e não apenas no hemisfério norte. Um exemplo é a cidade de Bogotá na Colômbia, que desde 2012 celebra essa data. Em 2014 foi realizado um censo, contabilizando na época, 120 países a festejarem a chegada do verão com música!

Se você estiver hoje na França, aproveite para comemorar também esse dia! O site do Ministério da Cultura oferece uma vasta lista dos eventos franceses. Consulte o site https://fetedelamusique.culture.gouv.fr/ e veja a programação!