O verão acabou e já começamos a ficar com saudades dos apéros, almoços e jantares acompanhados de um bom rosé. Esse estilo de vinho é muito mais consumido no verão do que em qualquer outra época do ano. Ele é servido gelado e por ser um vinho leve e jovem, essa temperatura é a ideal para consumir.
E você sabia que os melhores e mais servidos são os vinhos da região de Provence na França? A “Rota dos Vinhos de Provence”, conta com mais de 200 km pelo sul da França, passando pelos departamentos do Var, Bouches-du-Rhône e Alpes-Maritimes. São mais de 450 domínios que produzem esse vinho solar de sabor suave e fresh.
Em agosto, passeamos por uma parte dessa rota e trazemos aqui para vocês, algumas da vinícolas visitadas e suas curiosidades:
Château Minuty
Provavelmente, o mais conhecido e glamuroso entre os rosés. A vinícola fica localizada no Golfe de Saint-Tropez, possui mais de 15 héctares e as cépages (uvas) plantadas são as Rolle (uva branca) e Syrah e Mourvèdre para as uvas tintas. O domínio pertence à família Matton-Farnet a mais de 85 anos.
Destaque para o vinho 281: elaborado de uvas de vinhas de mais de 25 anos, foi criado em 2015 e tem esse nome pois o número 281 é o número do Pantone azul em referência à cor intensa do Mar Mediterrâneo, pois a parcela de vinhas que produzem esse vinho, é a mais próxima do mar. De cor clara, au primeiro contato, podemos sentir notas de frutas exóticas e groselha branca, passando em seguida ao pêssego e um toque de pimenta do reino. Harmoniza muito bem com pratos mais refinados como um risoto de vieiras ou uma lagosta na folha de bananeira.
Domaine de La Croix
Situado no Golfe de Saint-Tropez, na cidade de Croix-Valmer, que é a origem do seu nome. É considerado um dos mais importantes dos Crus Classés Côtes de Provence, devido a sua localização na beira do mar.
Com uma gama de vinhos rosés, destaque para a cuvée Éloge: encorpado e gastronômico, casa muito bem com pratos a base de frutos do mar ou uma carne mais elaborada.
https://www.domainedelacroix.com/
Château Léoube
A vinícola fica na província do Cap-Benat e é de propriedade da família inglesa Bamford. Além dos vinhos rosés, brancos e tintos, também são produzidos no domínio um delicioso azeite de oliva e o seu celebre gim, que se destaca pela pureza e gosto delicado.
A marca também produz e comercializa roupas e cosméticos, confeccionados à base de matéria-prima orgânica.
https://www.leoube.com/domaine/
Château de Brégançon
Situado na comuna de Bormes-Les-Mimosas, o domínio tem a filosofia da produção orgânica presente nos seus 450 héctares. O rosé concentra na sua maior produção (60%), e é feito a base das uvas Grenache, Cinsault e Syrah.
O destaque, damos para a cuvée Isaure: elaborado majoritamente de Grenache, a sua cor clara, seus aromas doces de flores brancas, citrinos e frutas exóticas, revelam um frescor persistente e um sabor sutil e delicado. Harmoniza com um aperitivo e algumas tapas gourmet, filé de peixe branco e lagostas grelhadas.
https://www.chateau-de-bregancon.fr/
Domaine de la Sanglière
Criado em 1980, o domínio de 42 héctares está situado na comuna de Bormes-les-Mimosas, no coração da Côtes de Provence. Seu terreno é composto principalmente de rochas minerais como o xisto, o que retém de forma natural a água, processo que interfere para o sabor das uvas.
O domínio cultiva as principais uvas da região: Grenache, Cinsault, Syrah, Carbenet Sauvignon, Carignan como tintas e Rolle, uma uva branca. Destaque para o vinho Apogée: suas uvas estão plantadas na ponta costeira da vinícola, o que proporciona um sabor leve e fesco. Harmoniza bem com entradinhas e aperitivos leves.
https://domaine-sangliere.com/
Château Malherbe
A vinícola também presente na comuna de Bormes-les-Mimosas, possue 60 héctares, divididos em 2 terroirs: Cap-Bénat e Pointe du Diable. Durante séculos, era uma fazenda do Forte de bregançon (hoje atualmente, a casa de praia dos presidentes franceses). O primeiro terroir, possui um solo “queimado” e argiloso, produzindo vinhos complexos e o segundo, com um solo mais mineral e próximo ao mar, produz vinhos iodados e equilibrados.
Destaque para o rosé Pointe du Diable, levemente ácido, 100% Grenache, de cor clara e aromas cítricos. Combina com peixes e saladas de verão.
https://www.chateau-malherbe.com/
Domaines Ott
A vinícola que foi criada em 1896 por um dos precursores do desenvolvimento do vinho rosé na região, Marcel Ott, produz vinhos elegantes e refinados. O domínio é constituído por 3 châteaux, 3 terroirs diferentes: Château de Selle com vinhos elegantes e complexos, Clos Mireille com vinhos sutis e singulares e Château Romassan, com vinhos equilibrados e que podem ser guardados por muito tempo.
Destaque para cuvée Étoile, que é produzido por uvas dos 3 domínios a quase 130 anos, proporcionando um vinho complexo e elegante, que proporciona uma criatividade na sua harmonização.